5 dicas para organizar sua vida financeira de vez | OSeuCartão

5 dicas para organizar sua vida financeira de vez

5 dicas para organizar sua vida financeira de vez

Ter uma vida financeira sólida não é difícil, mas muitas vezes vira uma bola de neve quando dívidas ou gastos desnecessários saem do controle.

A pessoa gasta menos do que ganha” é uma forma simples de descrever a organização da vida financeira, mas a diferença em relação à frase original é significativa.

Despesas imprevistas e acidentes, por exemplo, podem ser o início de uma grande confusão. Detalhamos 5 dicas importantes para evitar isso e todos se preparam da melhor forma possível e as cumprem.

1 – Antes de tudo, pague suas dívidas

 

Se você tem dívidas, não precisa investir ou comprar algo mais legal. Uma coisa é certa: os bancos nunca perdem dinheiro. Os juros do investimento não excederão os juros da dívida.

Refinancie seu empréstimo, encontre uma taxa de juros mais baixa para pagar seu empréstimo com uma taxa de juros mais alta e minimize seus custos para pagar tudo o mais rápido possível. Esse é o primeiro passo para planejar sua vida financeira.

2 – Tenha um bom planejamento financeiro

 

Uma boa dica aqui é usar um gráfico de despesas para separar tudo das despesas fixas e variáveis, calcular as receitas (tanto as fixas quanto as variáveis) e excluir as que você não precisa.

Você precisa planejar para não ser surpreendido e saber exatamente o que está indo e vindo.

3 – Tenha reserva de emergência

 

Como mencionado acima, é comum ser surpreendido por emergências e gastos inesperados. Para evitar isso, você deve ter um backup para esses tipos de emergência.

Adicione esse valor na sua planilha e some a cada mês até chegar a um número seguro (mesmo que seja pouco). Lembre-se, esse dinheiro só pode ser usado em emergências.

4 – Comece a investir seu dinheiro

 

Se você pagou sua dívida e já possui um fundo de emergência (ou pode juntar ao fundo e investir ao mesmo tempo), é hora de começar a investir.

O conselho mais importante aqui é estudar e acreditar em si mesmo. Um especialista na área pode te ajudar a entender melhor como funciona determinado investimento, mas a decisão é sua.

5 – Seja disciplinado e mantenha o foco

 

Esteja sempre alerta e dê um passo de cada vez, pois é muito fácil perder o foco e perder o controle novamente. Não recue, especialmente em tempos difíceis. O mais importante é saber quanto você pode gastar e não exagerar.

Parece simples, mas por falta de organização muitas pessoas acabam endividadas e descontroladas financeiramente.

Esperamos que esta informação o ajude em sua jornada e lhe dê o sucesso que você deseja!